Melhores Trilhas em Bombinhas 2021

Bombinhas é uma cidade abençoada por Deus, pois as suas paisagens naturais são de uma beleza estonteante. Além das diversas praias (que parecem tiradas de um filme de tão lindas, de água cristalinas e tudo) e dos mirantes (com uma vista espetacular de toda a cidade e da praia), uma outra atração turística que está recebendo cada vez mais adepto são turistas interessados nas trilhas em Bombinhas.

Se você é uma dessas pessoas, neste artigo, iremos te apresentar algumas das principais trilhas que existem na cidade, bem como te informar sobre o grau de dificuldade de cada uma delas, além de explicar quais são as principais atrações. Ficou animado(a)? Então vista uma roupa leve, tênis, passe protetor solar, separe um lanchinho leve e a garrafa d’água e venha conhecer essas maravilhas naturais!

Trilha do Morro do Macaco

Uma das mais conhecidas da cidade de Bombinhas em Santa Catarina, a trilha do Morro do Macaco é de uma beleza sem igual. Localizada mais especificamente em Canto Grande, bairro da cidade, a trilha do Morro do Macaco faz parte do Parque Natural Municipal do Morro do Macaco, demarcação que foi criada para proteger a fauna e a flora que vivem na região e para criar programas de incentivo ao turismo.

No que diz respeito a trilha, ela é considerada de dificuldade média. Isso porque, apesar de ela ter uma extensão de, aproximadamente, 800 metros de comprimento (apenas ida ou apenas volta), o percurso é bastante íngreme, o que pode fazer com que uma pessoa que não esteja acostumada sinta uma certa dificuldade em concluir a trilha (que deve durar, aproximadamente, 30 minutos sem descanso).

No entanto, caso você queira visitar esse local maravilhoso, mesmo com as dificuldades do caminho, você não vai se arrepender: a vista da trilha do Morro do Macaco é de tirar o fôlego. Assim, tanto durante o caminho você pode tirar fotos lindas que aproveitam bastante a paisagem do local quanto no morro, especialmente durante o pôr do sol e o nascer do sol, a vista é maravilhosa.

Trilha da Costeira de Zimbros

No bairro de Zimbros, também na cidade de Bombinha, existe a entrada do Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros, que nada mais é do que um local de proteção permanente que promove ecoturismo. Dentro desse parque, você pode fazer a trilha costeira, que é um trajeto de dificuldade média que tem, aproximadamente, 2,25 Km de extensão (e que vale muito a pena).

Com duração de, no mínimo, 5 horas, essa trilha passa por diversas praias ao longo da costa de Zimbros e pela cachoeira da Praia Triste. Por ser muito longa, para fazer essa trilha da Costeira de Zimbros, é muito interessante contratar um guia local, pois, além de garantir maior segurança ao passeio, você também aprenderá um pouco mais sobre a história local. 

Trilha da Praia da Tainha

Uma outra trilha ecológica, a da Praia da Tainha, promete te colocar em contato com a natureza e com os seus antepassados. Isso porque, além de conhecer diversas praias belíssimas de água cristalina e areia branquinha, quem faz essa trilha pode entrar no sítio arqueológico para visitar algumas das pinturas rupestres que foram localizadas na região, ou seja, esse é um passeio completo. 

Para iniciar essa trilha, você precisa entrar no Parque Municipal do Morro do Macaco, pois a entrada para ela é no mesmo local. Com grau de dificuldade fácil, ao todo, o trajeto tem pouco mais de 2,5 km de extensão (contando apenas a ida) e pode levar, no mínimo, umas 3 horas do seu dia (isso caso você não queira fazer algumas pausas para aproveitar a paisagem, por exemplo.

Trilha da Sepultura

Apesar de pequena em extensão, a Praia da Sepultura é considerada uma das mais bonitas da paradisíaca cidade de Bombinhas, lar das mais belas praias da região. Com uma maré considerada calma, águas limpas (chegam a ser cristalinas!) e uma faixa de areia branca, essa região é ideal para quem deseja praticar a modalidade de mergulho do tipo Snorkel, pois, além da água ser transparente, existem muitos peixes na região.

No que diz respeito a trilha da Sepulta, ela se inicia na praia da Sepultura e segue até chegar na Ponta das Garoupas. Com grau médio de dificuldade (trajeto curto, porém um pouco íngreme e com muitas rochas), ela possui pouco menos de 1.000 metros de comprimento (considerando só a ida). No entanto, apesar de um pouco trabalhosa, passear nessa ilha é uma experiência única tanto durante o trajeto quanto no fim, pois ela termina em uma espécie de mirante que dá uma vista belíssima da Praia de Bombas.

Trilha Quatro Ilhas

Parece até meio repetitivo dizer, mas a Praia das Quatro Ilhas é, também, uma das mais bonitas da cidade de Bombinhas. Isso porque, além das areias serem muito brancas, a água ser praticamente transparente, entre outras coisas, nela, existe uma trilha que possui uma paisagem de tirar o fôlego do começo ao fim, a famosa Trilha Quatro Ilha, que promete te levar em contato com a natureza.

Através dessa trilha, que é considerada como sendo de grau de dificuldade fácil, você pode encontrar diversos mirantes (cada um com uma vista mais bonita do que o outro) e todos eles bastante fotografáveis. Com pouco menos de 1 km de comprimento, a trilha demora, aproximadamente, 30 minutos para ser concluída. Além disso, ela é bem sinalizada para que você não se perca e você pode contemplar a vista maravilhosa por todo o trajeto. Ao fim, também é possível escolher um trajeto diferente para voltar ao local de partida: por dentro do rio ou até mesmo por dentro da mata.

Trilha Ecológica do Canto da Sepultura

Se você deseja entrar em contato com a natureza, mas não quer uma trilha longa, então provavelmente vai adorar a Trilha Ecológica do Canto da Sepultura. Através dela, você pode ver diversos exemplos de paisagens naturais, apreciar a Mata Atlântica em toda a sua magnitude e grandeza, sendo, inclusive, capaz de encontrar elementos nativos que ainda não foram tocados pelo homem, além de diversas outras coisas.

Ao fim, não bastasse proporcionar a possibilidade de conhecer um dos lugares mais bonitos do Brasil, com uma vista estonteante e maior contato com a natureza, você vai terminar dentro da piscina natural da Praia da Sepultura. Nesta piscina, você pode tirar fotos lindíssimas, mergulhar, relaxar e ter ainda mais contato com a natureza de uma forma inimaginável.

Trilha Ecológica da Galheta

Se você gosta de uma trilha com dificuldade um pouco mais difícil e tem preparação física para isso, então não deixe de conhecer a Trilha Ecológica da Galheta, que está localizada dentro do Parque Natural da Galheta. Através dos seus pouco mais de 3,6 Km de extensão, você vai passar por diversos tipos de destinos, por exemplo, praias estonteantes, mirantes, locais de mata fechada, entre outras coisas.

Ao fim das aproximadas 4 horas de caminhada, você terminará essa caminhada na pouco famosa Praia da Galheta, um destino deserto, mas que nem por isso deixa de ser menos paradisíaco para os visitantes, pois, assim como a maioria das praias da cidade de Bombinha, ela tem águas cristalinas (com o diferencial de não ter muita gente ao redor). Sendo assim, caso tenha interesse em participar desta trilha, prepare-se.

Trilha do Mirante Eco 360º

Se você deseja fazer uma trilha, mas não quer nada que seja de difícil nem de média intensidade e, além disso, deseja uma vista espetacular, de tirar o fôlego, algo de cinema mesmo, então a trilha do Mirante Eco 360º é a trilha ideal para você. Através dela, você pode ver em 360º toda a vista posterior do Morro do Macaco com o grande diferencial de que para chegar lá é muito mais fácil. Além disso, nesse local, você também pode praticar alguns esportes (por exemplo, rapel) e visitar o museu.