Bombinhas é uma cidade do litoral de Santa Catarina que vem ganhando cada vez mais fama nos cenários estadual e nacional. Isso se deve ao fato de que ela permite que o turista conheça diversas possibilidades, uma vez que a visite. Por exemplo, lá dá para fazer trilhas, visitar cachoeiras, tomar banho de rio, encontrar os melhores resorts da região e, ainda, dá para visitar as mais belas praias do litoral catarinense, por exemplo, a Praia de Tainha Bombinhas, que é um reduto de areia branca e água cristalina.

Nesse contexto, se você tem interesse em conhecer a região, mas não sabe por onde começar, neste artigo iremos te apresentar uma forma de conhecer a cidade, especificamente a Praia das Misérias em Bombinhas. Aqui, falaremos sobre os cuidados que você precisa ter para ir até lá, como chegar na praia, o que tem para fazer na região, além de diversas outras dicas interessantes que você pode usar para fazer do passeio um momento inesquecível. Confira abaixo!

Sobre Bombinhas:

A cidade de Bombinhas, localizada no litoral do estado de Santa Catarina, é, hoje, considerada uma das mais belas do Brasil (quem sabe até mesmo do mundo). Distante cerca de 77 km da capital Florianópolis, Bombinhas chama a atenção dos turistas devido às suas quase 40 praias com areia branca e água cristalina, o que possibilita um passeio inesquecível para quem gosta de apreciar as belezas naturais.

Além da riqueza visual, Bombinhas também chama a atenção por diversos outros motivos. Entre eles, devido ao fato de que grande parte da vegetação natural da região ainda encontra-se intocada, o que permite que os visitantes façam belas trilhas e entrem em contato com a natureza (existem trilhas de todos os tamanhos e dificuldades e você pode fazer elas mesmo que não tenha o condicionamento físico adequado).

Ademais, para quem gosta de conhecer coisas novas, o mar de Bombinhas separa grandes surpresas. Por exemplo, dá para você mergulhar em águas rasas (mergulho de superfície) para ver diversos peixinhos coloridos. Porém, caso você queira algo mais radical, tem a possibilidade de fazer um passeio pelo mar de Bombinhas e ver uma instalação artística no fundo do mar e até mesmo os destroços de um navio que naufragou. 

Por fim, outro motivo pelo qual Bombinhas é uma cidade que deve ser colocada na rota de visitas de todos os turistas que desejam conhecer o litoral catarinense é devido ao fato de que, na cidade, você pode fazer diversas coisas, além de visitar o mar e fazer trilha. Por exemplo, dá para encontrar um lindíssimo mirante e ver o pôr do sol com quem se ama; dá para apreciar a beleza da cidade e a delícia que é a culinária local (existem restaurantes de todos os tipos, além, é claro, de cafés, pizzarias, entre outras coisas).

 

O que tem para fazer na cidade de Bombinhas?

Como explicado anteriormente, existem muitas coisas para fazer na cidade de Bombinhas, entre elas:

  • Safari: provavelmente você já ouviu falar no que significa a experiência de fazer um safári, que consiste em entrar em um carro e visitar os principais pontos de uma região. No entanto, na cidade de Bombinhas, esse conceito é modificado para fazer com que você tenha uma experiência ainda melhor, por exemplo, você vai ser guiado por um tour com vista panorâmica pelas principais praias da cidade. Nesse passeio, você vai poder fazer tudo isso com muita música, um guia animado que vai te contar todas as principais informações sobre a cidade e, claro, com o bom humor e a diversão que o catarinense possui;

 

  • Mergulhos: como explicado anteriormente, existem diversas opções de mergulho para fazer em Bombinhas. Por exemplo, dá para mergulhar com os peixinhos mesmo que você não saiba nadar (já pensou ver peixinhos coloridos de perto?); dá para mergulhar em uma ilha dentro de uma Reserva Biológica e ver toda a flora e a fauna da região (são 25 metros de profundidade), dá para fazer um passeio para visitar a obra do artista Pita Camargo, que está submersa no mar, além de diversos outros tipos de passeios na região que vão te proporcionar uma experiência única e indescritível;

 

  • Mirante: se você gosta de apreciar uma boa vista, o Mirante Eco 360º pode ser uma aventura muito interessante. Por exemplo, lá, dá para ver o pôr do sol com uma vista privilegiada, além, é claro, da possibilidade de praticar esportes na região e de visitar o museu que está localizado no topo do mirante. Para chegar nele, o acesso é bastante fácil e sinalizado;

 

  • Trilhas: como dito anteriormente, existem diversas trilhas para serem feitas em Bombinhas. Entre elas, a trilha do Parque do Morro do Macaco, que é uma trilha curtinha, porém bastante íngreme, e que, ao fim, tem uma vista incrível da cidade de Bombinhas. Outra coisa maravilhosa dessa trilha é que, ao decorrer dela, para quem gosta de tirar fotos, a paisagem é belíssima, o que pode render belíssimos cliques para você postar nas redes sociais. Além dessa trilha, existem diversas outras, confira o roteiro turístico com algum profissional da área para saber mais informações sobre; 

Sobre a Praia da Miséria:

A Praia da Miséria é uma das praias de Bombinhas. Assim como as outras que compõem essa cidade, a Miséria é composta por areia limpa e muito branca, além, é claro, da tradicional água azul cristalina, o que dá ao visitante uma sensação de estar em um paraíso intocado. Ao todo, a praia ocupa uma extensão de pouco mais de 18 metros, o que é bastante pequeno para uma faixa de areia.

Isso acontece devido ao fato de que essa praia é temporária. Ou seja, ela só aparece para que os visitantes a encontrem quando a maré está baixa, o que só pode ser feito durante poucas horas do dia. Sendo assim, visitar essa praia é uma atividade quase que exclusiva, pois poucas pessoas conhecem a localização dela e menos gente ainda tem condições de se deslocar até lá.

 

Onde a Praia da Miséria está localizada?

Como explicado anteriormente, a Praia da Miséria é um local que aparece e desaparece a depender da situação da maré. No entanto, apesar dessa característica, para chegar até lá, o caminho é bastante sinalizado e de fácil acesso. Isso porque ela está na praia do centro e fica próxima às famosas Praia da Sepultura e a Praia da Lagoinha. Além disso, para chegar até lá, é bastante simples, basta acessar uma trilha que está localizada na estrada.

 

O que fazer quando estiver na Praia da Miséria?

Além de ser um reduto paradisíaco e pouco visitado, o que pode ser excelente para quem deseja um local para relaxar e curtir a praia sem aglomerações, a Praia da Miséria também permite que os seus visitantes pratiquem algumas atividades. Por exemplo, durante a maré alta, dá para fazer snorkeling, que é um tipo de mergulho no qual é possível ver a flora e a fauna da região. Outra coisa que você pode fazer nesse local, especialmente quando a maré estiver alta, é curtir um pouco da espécie de “piscina natural” com águas transparentes que se formam por aquela localidade. 

 

Cuidados ao ir para a Praia da Miséria:

Assim como acontece com as outras praias da cidade de Bombinhas, para visitar a Praia da Miséria, os visitantes devem seguir algumas regras básicas de boa convivência. De acordo com a prefeitura da cidade, a sua presença na Praia da Miséria deve atender, por exempo:

  • Não é permitido fazer acampamentos na região;
  • Não é permitido levar animais de estimação para a praia;
  • Não é permitido acender fogueiras na região;
  • Não é permitido montar tendas e gazebos na praia;
  • Não é permitido ligar caixas de som na praia;
  • Não é permitido tirar nada da praia;
  • É obrigatório que todos os visitantes recolham os seus lixos;