Morro do Macaco: Tudo que precisa saber antes de ir
Morro do Macaco em Bombinhas
Se você está na região de Santa Catarina ou gosta de fazer trilha para chegar a locais exuberantes, uma das melhores vistas da região é sem dúvidas a do Morro do Macaco, que inclui uma trilha que passa em meio a mata atlântica, de modo a proporcionar uma experiência incrível para as pessoas que estão passando pelo local, sendo uma atração obrigatória para quem gosta desse tipo de aventura.
Portanto, se você é uma das pessoas que ama trilha na mata e adora um local com uma vista incrível, recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo, pois iremos abordar todos os pontos importantes a respeito dessa aventura, de modo a trazer outras experiências inesquecíveis para os aventureiros, através de trilhas e pontos turísticos da região de Bombinhas, sendo ideal para quem busca adrenalina.
Sobre o Parque Nacional Morro do Macaco
O Parque Nacional do Morro do Macaco foi criado por meio da Lei Municipal Nº 113/94, sendo incorporado ao Plano Diretor Municipal, tornando-se uma unidade de conservação ambiental, tendo como principal objetivo a preservação ambiental da fauna e flora do local, através de políticas de conservação e conscientização criadas pela Prefeitura Municipal, permitindo que o local permaneça intocável e preservado.
O parque está localizado na parte sul do município de Bombinhas, no bairro de Canto Grande, onde aguarda um plano da Prefeitura Municipal que possa dar um norte a respeito da ocupação e utilização daquele solo. A manutenção e demais cuidados que o parque Nacional do Morro do Macaco necessita é feito por meio da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), graças aos recursos oriundos da TPA (Taxa de preservação ambiental) e das compensações ambientais.
O Parque é palco para diversas espécies e ecossistemas naturais, proporcionando as melhores condições para pesquisa e observação ambiental, assim como a realização de atividades científicas, aliadas a um turismo ecológico, capaz de não apenas conscientizar o público a respeito da preservação do meio ambiente, mas também educá-lo sobre a fauna e a flora presentes naquele ambiente.
As formações do solo do Morro do Macaco criaram diversos mirantes naturais, em que os turistas podem contemplar uma visão panorâmica das praias. O próprio Morro do Macaco possui uma altura de 191m e a sua visitação no local é totalmente gratuita. Já o Mirante Eco 360º possui uma altura de 218m, porém a visitação ao local é paga. Cabe ressaltar que o Mirante Eco permite que os turistas desfrutem de uma visão 360° de todas as praias que compõem a região, sendo uma das vistas mais bonitas.
O acesso ao local é feito através de uma trilha, que começa Pórtico de Entrada localizado na Rua Jequitibá. Trata-se de uma trilha ecológica, portanto, fique atento as regras do local, evitando deixar lixo e outros itens que prejudiquem a fauna e flora local. A infraestrutura do local é bastante completa e inclui pontos de alimentação, assim como serviços de localização e orientação a respeito da trilha.
A maravilhosa vista do morro
Se você procura contato com a natureza, saiba que a região de Bombinhas é uma das melhores para isso, pois não faltam praias e matas para os turistas visitarem, com excelentes vistas e mirantes. As praias paradisíacas e as trilhas cruzando a mata atlântica são os principais cartões postais dessa região, dando acesso a uma natureza quase intocável e com paisagens de tirar o fôlego. Um dos locais que junta tudo isso que falamos anteriormente é o Morro do Macaco.
Como já mencionamos anteriormente, o Morro do Macaco fica localizado no bairro do Canto Grande, próximo a uma pequena vila de pescadores, com um ar de cidade pequena e pouco desenvolvida, sendo um lugar especial para quem deseja se desconectar da cidade grande e aproveitar a natureza ao máximo. Tudo isso pode ser encontrado na cidade e no Morro do Macaco.
O acesso ao morro
O acesso se dá por meio da praia de Canto Grande, através do mar de dentro, próximo à localização dos trapiches dos pescadores. Para percorrer todos os 191 metros de altitude, é necessário que os turistas percorram uma trilha que tem o tamanho próximo de 1600 metros, que dá voltas no morro, subindo gradativamente.
Dessa trilha não só permite um contato maior com a natureza, como também proporciona uma vista incrível de algumas praias como a praia de Canto Grande (a praia do mar de dentro e a do mar de fora), assim como a vista da praia da Conceição.
O percurso da trilha
O percurso da trilha pode se considerado como um percurso de dificuldade média, sendo concluído em um tempo médio de 45 minutos. Portanto, é necessário que o turista se prepare bem, escolhendo um calçado ideal, que seja confortável e que proteja seus pés contra algum tipo de incidente que por ventura venha a acontecer, como a picada de uma cobra, por exemplo.
Se hidratar também é extremamente importante, mesmo que se trate de um percurso razoavelmente curto. Portanto, leve muita água e aproveite também para se proteger do sol, usando filtro solar e uma camisa com proteção aos raios UVB. A trilha é sinalizada em toda a sua extensão, o que permite que os turistas aproveitem o local com mais segurança, desfrutando de uma boa infraestrutura para ajudá-lo, caso venha a precisar.
Os momentos do dia que contam com uma maior movimentação de pessoas e turistas no local é no início da manhã e principalmente no final da tarde. Isso é justificado graças ao pôr do sol magnifico que é possível de observar no Morro do Macaco. Portanto, se você tem interesse em receber um presente de Deus, admirando uma paisagem indescritivelmente linda, recomendamos que visite o local próximo do final da tarde, mesmo que o número de pessoas seja um pouco maior do que em outros momentos do dia.
O topo do Morro do Macaco
A maior recompensa para os turistas e visitantes do morro ao chegar no topo é a vista panorâmica de 360º de toda região, que inclui a baia de Zimbros, onde também é possível admirar a sua costeira ao fundo, além de todas as ilhas que compõem uma reserva conhecida como Reserva Biológica do Arvoredo, que inclui Macuco, Arvoredo, Deserta e Galés. Quando os dias estão limpos e com muita visibilidade, é possível admirar outros locais, como a cidade de Governador Celso Ramos, a capital de Santa Catarina, Florianópolis e a cidade de Tijuca.
Qual a melhor forma de se chegar ao Morro do Macaco?
Atualmente, é possível se chegar até o Morro do Macaco por meio de duas vias: a primeira delas é pela avenida Falcão, responsável pela ligação entre Zimbros e Bombas. Nessa região, a acesso é bem sinalizado e conta com asfalto. Já a segunda forma para se chegar ao morro é por meio da avenida principal da região de Bombinhas, onde passa direto pelo morro que dá acesso à praia conhecida por Mariscal, prosseguindo pela orla até chegar ao bairro conhecido como Canto Grande. Embora possua menos sinalização que a avenida Falcão, é possível visualizar o morro durante todo o percurso, dificultando que o visitante se perca.
Sobre o Mirante Eco 360º
Para aqueles que são mais preguiçosos e não querem enfrentar a trilha de 1600m até o topo do Morro do Macaco, saiba que é possível aproveitar uma vista tão linda quanto e poupar o esforço de ter que subir o morro. Estamos falando do Mirante Eco 360º, que permite uma vista privilegiada de toda a região, sendo considerado como um dos melhores mirantes da região de Santa Catarina. É possível acessá-lo de carro, por meio da estrada que dá acesso à praia de Tainha. Portanto, se você não quer enfrentar a trilha, recomendamos fortemente que conheça o Mirante Eco 360º e tenha uma das melhores vistas da região.