Visite Praia de Sepultura Bombinhas

Apesar de ter um nome pouco atrativo, a Praia de Sepultura é uma das mais belas de Santa Catarina e talvez até do Brasil (e não, o lugar não é um cemitério). Neste artigo, te mostraremos os principais pontos turísticos da região, o que tem para fazer por lá e tudo o que você precisa saber para ter umas férias incríveis na região. Tem interesse? Confira tudo isso e muito mais abaixo!

Sobre a praia de Sepultura

Localizada em Santa Catarina, mais especificamente na cidade de Bombinhas, a praia de Sepultura ganhou esse nome ainda no período da colonização brasileira: naquele tempo, devido à briga de dois escravos, um deles veio a falecer e foi enterrado no local. Depois desse acontecimento, todas as vezes que os moradores da região precisavam se referir ao local, relembravam o fato citando “aquela praia da sepultura” e, aparentemente, o nome pegou tanto que até hoje essa história é contada.

Apesar desse nome um pouco sinistro, a praia da Sepultura é um dos lugares mais bonitos do Brasil: a água da praia é limpa e cristalina, o mar da região é muito tranquilo, a areia da praia é clara e uma enorme abundância natural. Além disso, o passeio até essa praia é um programa muito recomendado para pessoas de todas as idades, para famílias, amigos e quem procura aventura. Quer saber o motivo? Confira abaixo!

Onde a praia da Sepultura está localizada?

Localizada na cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, a praia de Sepultura é de fácil acesso. Se você está saindo da cidade de Florianópolis, capital do estado, basta seguir a BR 101 e entrar na SC 412 até chegar na cidade de Bombinhas. Depois, para ir até a praia, existem diversas placas sinalizando o caminho (caso prefira, pode usar o GPS para se localizar melhor).

O que tem pra fazer por lá?

Além da água cristalina, da areia branca e do mar calmo, a Praia da Sepultura oferece diversas opções de lazer para os seus visitantes. Entre elas, podemos citar:

 

  1. Mergulho de Snorkel: para quem gosta desse tipo de mergulho, a Praia da Sepultura é um prato cheio devido a transparência da água e da existência de diversos peixinhos coloridos na região;
  2. Passeio de Veleiro: Você pode fazer um passeio de veleiro saindo da praia de sepultura com roteiros e atrações especiais ;
  3. Surfar: apesar de ser uma região de calmaria nas águas, existe uma praia por perto que permite a prática do esporte, a Praia de Quatro Ilhas. Dessa forma, se você deseja surfar, lá é o lugar ideal (e a paisagem é maravilhosa);
  4. Fazer um passeio ecológico: para quem gosta da natureza, os mergulhos guiados na Reserva Marinha Biológica do Arvoredo são uma ótima pedida;
  5. Trilha da praia da Sepultura: uma outra opção de trilha é a da própria praia da Sepultura, que permite uma vista estonteante ao fim (e apesar de o começo dela ser um pouco difícil, ao fim, ela é bem facinho de se concluir);
  6. Piscinas naturais: com águas transparentes e calmas, as piscinas naturais são uma boa pedida para quem deseja ter contato com a natureza, pois elas só são acessíveis através de uma trilha;
  7. Escultura submersa: na Praia da Sepultura, existe uma obra feita pelo artista Pita Camargo e que é 100% submersa. Para visualizá-la, o banhista precisa fazer um mergulho com a equipe da região. No entanto, todo o passeio é de fácil acesso e a localização da escultura é marcada com uma boia;
  8. Praia Retiro dos Padres: se além da praia da Sepultura você também quiser conhecer um pouco das outras praias que existem na região, vale a pena conhecer a praia Retiro dos Padres. Nela, as águas são ainda mais cristalinas e a vista é de tirar o fôlego. No entanto, devido ao fato de que a região possui mar agitado, caso vá com criança, é bom tomar cuidado;

 

 Onde se hospedar?

Você já viu que existem muitos passeios para fazer na praia da Sepultura (e ainda existem muito mais coisas para fazer na região, basta procurar). Dessa forma, se você vai até a praia da Sepultura, para fazer pelo menos uma parte de todas as programações possíveis, é interessante passar alguns dias hospedado por lá. Sendo assim, abaixo, traremos a recomendação de alguns lugares que você pode reservar. Entre eles, temos opções confortáveis, bonitas e com preços acessíveis, confira!

 

  1. Retiro dos Padres Camping e Hospedagem:

Essa hospedagem possui duas modalidades que o cliente pode contratar: o camping, no qual você monta a sua barraca e conta com a estrutura de ter banheiro e cozinha; e a opção de chalés, cabanas e apartamentos, que você pode alugar para ter um pouco mais de conforto e privacidade. Localizada na Rua Garoupa, número 830, essa hospedagem fica bem no meio da natureza, em uma região entre a Praia de Quatro Ilhas e a Praia da Sepultura. Além disso, a região é linda e essa é a opção mais barata desta lista.

      2. Pousada Caminho do Mar:

A segunda pousada mais barata dessa lista, a Caminho do Mar também está localizada na Rua Garoupa, no número 700. Ao se hospedar nela, você tem fácil acesso a diversas praias da região de Bombinhas, wi-fi, frigobar, televisão, ar condicionado, ventilador e café da manhã incluso, além de serviços que levam comodidade aos usuários, por exemplo, serviço de quarto.

      3. Pousada Palmeiras: 

Localizada na Rua Xarelete, número 17, para quem procura relaxar, a Pousada Pousada Palmeiras é uma excelente opção. Especialmente devido ao fato de que ela possui alguns serviços dentro dela, por exemplo, banheira, ofurô, piscina, espaço kids, sala de jogos e até mesmo alguns apartamentos com uma vista para o mar que é de tirar o fôlego.

     4.Pousada Vila do Farol:

Se o que você está procurando é conforto, serviços de hotéis, entre outras coisas, então você vai encontrar na Rua Merluza, número 273 na ‘Pousada Vila do Farol”, uma construção de estilo mediterrâneo que chama bastante a atenção de quem passa por lá. Nela, o hóspede tem o serviço completo: piscinas com vistas privilegiadas, salas de jogos, estacionamento privativo, entre outras coisas. Além disso, os quartos são equipados com televisão, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, Wifi e diversas outras coisas.

Dicas para visitantes da praia da Sepultura

Se você vai até a praia da Sepultura, existem alguns cuidados que você precisa tomar. Por exemplo, é preciso tomar cuidado com o sol e, por isso, você deve usar bastante protetor solar, pois o sol, mesmo em dias chuvosos, pode causar algum estrago na sua pele. Dessa maneira, especialmente se você estiver acompanhado de crianças, procure sempre reaplicar o protetor solar, manter-se hidratado e diversas outras coisas.

Além disso, uma outra dica muito importante é no que diz respeito a comida e bebidas. Isso porque a praia da Sepultura não tem muita estrutura física para que você possa comprar essas coisas por lá e, especialmente se você estiver indo em baixa temporada, talvez fique difícil encontrar algum lugar que venda água ou comida (em altas temporadas sempre tem vendedores ambulantes). Sendo assim, organize-se para levar alguma coisa de casa.